sábado, 7 de agosto de 2010

Meu pai, meu amigo

Já se vão trinta, trinta e poucos anos...a arrumação começava logo cedo em casa. O tal do “lúdico” sempre fez parte da vida minha e de meu irmão.
Um enorme caixote, papai preenchia com serragem até o topo. Depois colocava peixinhos numerados em forma de cartolina com uma pequena argola na boca. Atrás desse mar de fantasia, havia sempre uma prateleira com inúmeros brinquedos.
Uma fita separava a criançada dos prêmios e aqueles que conseguiam pescar, ganhavam. Simples, mas muito divertido...
Em outras ocasiões, papai nos vendava. O objetivo era estourar uma grande bexiga, cheia de balas e doces, presa no teto. Com uma vareta na mão virávamos o centro das atenções. A cada tentativa um murmurinho se espalhava pela sala. Mais pra lá, mais pra cá...
Ao longo da vida, nossas brincadeiras de criança se repetiram inúmeras vezes. A cada peixe fisgado, meu pai esteve lá. A cada peixe que deixamos escapar, meu pai esteve lá. A cada tentativa de estourar as bexigas, meu pai esteve lá...
Nem sempre comemoramos, mas sempre estivemos juntos. Ainda que ele quisesse nos guiar, deixou que seguíssemos nossos caminhos. Não deve ter sido fácil, bem sei, mas aí está a sabedoria.
Se da casa dele partimos em busca de nossas histórias, para casa dele voltamos para contar nossas aventuras. É sempre bom avistarmos um porto seguro em alto mar!

2 comentários:

  1. O meu é muito mais do que isso que vc acaba de descrever meu rey... o meu pai é a pessoa para quem eu devo a minha vida. Durante a guerra civíl em angola, meu pai fez mais do que milagres para poder nos manter vivos até hoje... e o pior de tudo... ele podia deixar faltar um pão em casa, podiamos ficar um dia inteiro sem comer, mas uma coisa ele nunca deixou faltar "A EDUCAÇÃO"... por isto e por mais eu devo a minha vida ao meu.
    Quanto a vc, pode ter a certeza que o mesmo orgulho que vc sente pelo seu, os seus filhos sentiram por vc... Afinal de contas, quem não gostaria de ter um pai como vc???

    Bruno Constantino
    Luanda-Angola

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto !!!!
    Acredito que todos saibam onde realmente está o seu porto seguro, mesmo que este esteja muito distante !!!!
    Syl

    ResponderExcluir