sábado, 10 de outubro de 2009

Ocupar, invadir 2

Quero voltar ao tema. O comentário do Renan, no post de quarta-feira, merece uma resposta. O MST pode ter sim motivos legítimos. No entanto, isso não nos permite escolher uma ou outra palavra para descrever a ação, seja por simpatia com a causa histórica da reforma agrária ou não...ocupar terras que não lhe pertencem é invadir!
O uso incorreto das palavras deixa dúvidas no ar. Por exemplo, neste sábado, a Folha de S. Paulo trás uma reportagem sobre a área onde está localizada a fazenda da Cutrale, invadida pelo MST na semana passada.
Segundo o jornal, o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - diz que a fazenda está em uma área da União, ou seja, patrimônio público. O jornalista define as empresas que teriam titulos de propriedade irregulares de "ocupantes".
Ora, se ocuparam uma área que não as pertencia são invasoras...ou será que elas merecem um tratamento diferenciado?

2 comentários:

  1. Eu me questiono se o MST ainda tem uma ideologia quanto ao movimento...qual a ideologia? A Veja desta semana mostra bem isto.

    ResponderExcluir
  2. Não, não merecem. Mas "invadir" é um termo muito forte, soa como reprovação. Não se poderia usar "ocupou irregularmente"?!

    ResponderExcluir