sábado, 6 de março de 2010

Quem somos?

Ela jogou uma balde de água sobre mim...
- Isso é pra você se limpar, sua negrinha suja.
O relato me foi contado por uma produtora angolana com quem tive o prazer de trabalhar. A humilhação sofrida por ela não foi causada por um branco qualquer, o que já seria absolutamente absurdo, hipócrita, canalha, porco...o escárnio veio de um outro negro, mulato como na verdade a vizinha se considerava.
Por incrível que pareça o racismo em Angola está mais presente do que em muitos países de maioria branca. De maneira simplista, isso tem relação com a colonização e o processo de independência. Em oposição ao domínio branco dos portugueses, o movimento nacionalista resgatou as raízes negras e valorizou as diferenças de pele.
Fugidos, os portugueses deixaram para trás muitos filhos bastardos, mulatos, que também passaram a perseguir e a serem perseguidos...uma guerra que se estende agora no período de paz.

3 comentários:

  1. Q bom q começou a escrever, às vezes passava por aqui para saber quando teriamos os relatos de Angola. Saber que essas histórias seriam pesadas é uma coisa né... ouvi-lás de quem as viveu é bem diferente.
    Com certeza uma vivencia incrível como ser humano a q vc está tendo ai.
    Vc já sabe e percebeu q fiquei mto feliz dessa sua empreitada, então nos conte mais por favor.
    Quando passar por essas terras avise para o Chopp.
    bjs Norma.

    ResponderExcluir
  2. Antes, quando vc escreveu estas notas, eu me sentia confortável por viver num país como o que vc narra mas ao lado de quem tinha uma visão totalmente aberta e imparcial, apésar de estar a trabalhar para o esquema! Hoje, desde que vc se foi, nada mais me resta se não me conformar com está falta de humanidade que existe em Angola. Na verdade, eu cresci observando esta situação, só que do seu lado era tudo bem mais fácil! Agora o que dizer... Dancei. Estou sozinho no barco. Um grande abraço. Bruno Constantino

    ResponderExcluir
  3. Éh! lá está vc outra vez a surpreender-me com a sua maneira humana de observar as coisas! De todas as coisas lindas que me aconteceram desde que nasci, sem sombras de dúvidas, a que mais marcou-me foi a sua partida para o Brasil... Éh... parece estranho não é! Mas é isto mesmo... A sua partida marcou-me porque foi com ela que eu descobri o quão importante vc é para a minha vida. Estou a espera de vc para me levar o Brasil. Te adoro meu papai do coração. Um abraço... Bruno Constantino

    ResponderExcluir