terça-feira, 8 de setembro de 2009

Uma questão de foco

- Tik, tik...sim
- Are baba...ah, não, retrucou o outro.

Entre uma frase e outra soltavam uma dessas expressões indianas, que o sucesso da novela trouxe para o nosso cotidiano. Simples assim...até onde é simples entender dois sujeitos de sotaque nordestino arrastado conversando. Na linguagem deles tudo ia bem...a separá-los o balcão da padaria. Garçom e cliente riam das próprias palhaçadas com o novo vocabulário.

No caminho para o trabalho fiquei pensando na cena. Haveria uma história alí?? Sem dúvida. Algo capaz de ganhar o status de notícia? Difícil...pelo menos neste pequeno recorte da realidade.

Dá para ampliar a questão? A revista Exame tem um bom exemplo. Os dalits - pessoas consideradas impuras, intocáveis - foram retratadas nas páginas da última edição. A reportagem mostra o que algumas empresas indianas estão fazendo para incluí-los no mercado de trabalho.
De certo, a problemática é muito anterior à trama Global, mas é tão certo quanto o assunto hoje estar no imaginário das pessoas, ou seja, desperta interesse imediatamente.

O que quero dizer é que todo e qualquer assunto pode, sim, ser abordado por este ou aquele veículo. Tudo é uma questão de foco, para quem nós jornalistas estamos falando, afinal, nosso olhar é sempre o recorte da realidade.

Namastê, diriam os indianos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário